sexta-feira, 27 de maio de 2011

PTB DIVERSIDADE - Agora é Nacional

PTB Diversidade, criado em São Paulo, agora terá abrangência nacional; Propaganda na TV tratará da Reforma Política

O presidente do Partido Trabalhista Brasileiro, Roberto Jefferson, e membros da Executiva Nacional da Legenda, em reunião nesta quarta-feira(25/05/2011) no Diretório Nacional, em Brasília (DF), aprovaram novas composições e prorrogação de comissões provisórias estaduais do partido em 12 estados. Na reunião, também foi aprovada a criação do PTB Diversidade, o mais novo movimento do partido, cujo Estatuto foi referendado pelos petebistas.

A composição da mesa foi composta pelo presidente da FIGV, Benito Gama; o líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes; o secretário-geral do partido e deputado estadual Campos Machado (SP); representando os prefeitos presentes, Chico Galindo, de Cuiabá (MT); pelas mulheres, a presidente do PTB Mulher e vereadora do Rio de Janeiro, Cristiane Brasil, e a vereadora de Belo Horizonte (MG) Elaine Matozinhos; pela JPTB, o presidente Anderson Xavier; o senador Fernando Collor; e os secretários da Executiva Nacional, Norberto Martins (1º Geral), Luiz Rondon (1º Tesoureiro), Honésio Ferreira (Comunicação) e Luiz Francisco Correa Barbosa (Jurídico).

Roberto Jefferson abriu os trabalhos e passou a leitura da ordem do dia para as deliberações de Comissões Provisórias dos estados do Acre, de Alagoas, do Ceará, do Pará, da Paraíba, de Roraima, de Rondônia, de Santa Catarina, de Sergipe, de Mato Grosso e de Espírito Santo. Aprovadas, o líder da legenda afirmou que o PTB tem por objetivo de lançar o máximo possível de candidatos a prefeito, resolução que, de acordo com Jefferson, irão tirar da Executiva, lição que aprenderam com o Partido dos Trabalhadores.

“Só tem torcida o time que joga bola. Temos que colocar o PTB em campo. Não tenho posição definida em favor do governo Dilma, mas as bancadas a apóiam. Mas quando o ex-presidente Lula fala sobre a reforma política, ele conversa com vários partidos, mas não como o PTB. E as propostas do PT não são as do PTB, em temas como voto em lista, financiamento público, entre outros temas”, destacou.

Roberto frisou ainda que o PTB quer que o eleitor vote em seus candidatos, não em números, em uma lista fechada. Segundo ele, a legenda não tem interesse nessas questões, sobretudo com o financiamento público. Para ele, isso impede que a democracia se faça plenamente no Brasil.

“Vamos ter um país burocrata, com o partido ligado no Estado. São as posições do PTB. Para que possamos avançar, temos que nos unir para disputar eleições, com força e união, e, dentro deste espírito, deste sentimento que estamos construindo, nesta diretriz, vou submeter ao plenário para que possamos disputar eleições com todo o vigor dos nossos 66 anos de história”, acentuou.

Na reunião da Executiva, foi aprovada a criação do PTB Diversidade, que será um movimentode caráter nacional do partido, e o Estatuto. E, na próxima reunião da Executiva, deve ser votado o nome do presidente do movimento.

“O partido precisa esta conectado com todos os segmentos organizados da sociedade, e para poder representar esses segmentos, é preciso ter um diálogo qualificado e que aproximasse as demandas deste grupo com o que pensa e defende o partido”, explicou Roberto Jefferson. 

Agradecimentos

Antes de iniciar os trabalhos, Roberto Jefferson agradeceu a presença marcante de todos e destacou o crescimento do partido nos estados. “O partido cresce, e se agiganta. Tenho acompanhado nos estados o movimento que os companheiros têm feito no PTB. Ando poraí e vejo que o partido se consolida e se fortalece. Agradeço a todos os companheiros pela construção do partido”, afirmou o líder petebista.

Antes de iniciar os trabalhos, o presidente nacional destacou ainda a comemoração dos 66 anos do partido, realizada em Salvador (BA), e, também, lembrou a jornada recente a São Borja, para homenagear o aniversário de nascimento do patrono do PTB, o ex-presidente da República Getúlio Vargas, em seu mausoléu.

“Era uma delegação grande. Não tinha voo que levasse (ao município), então fomos (de PortoAlegre) de ônibus executivo, que levou dez horas até São Borja. Ao meu lado direito, Edvaldo Brito, vice-prefeito de Salvador. Levamos 12 horas viajando, e depois fomos visitar as ruínas das missões em São Miguel das Missões", recordou Jefferson, enfatizando a humildade de Edvaldo, que ao chegar na cidade gaúcha beijou o solo, e, sobretudo, a vitalidade em suportar o cansaço da viagem.

Presidente do PTB diz que inserções tratarão do financiamento público 

Ao discursar no encerramento da reunião da Executiva Nacional do PTB, na tarde desta quarta-feira (25/05/2011), em Brasília, o Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, anunciou que irão ao ar nas televisões de todo o País, nesta quinta, as inserções de propaganda do partido. Segundo Jefferson, o partido possui cinco minutos em rede nacional, divididos em inserções de 30 segundos ou um minuto. O Presidente do PTB salientou que as inserções abordarão o tema da reforma política, e inicialmente a tese do financiamento público de campanha.

“Vão ao ar nesta quinta as peças de propaganda do PTB, e nelas começaremos a mostrar que nosso partido tem posições claras em relação à reforma política. O primeiro assunto que abordaremos, o financiamento público de campanha, é uma tese sobre a qual somos contra. Entendemos que estabelecer o financiamento público é tirar dinheiro da saúde, da educação, do saneamento básico, é estatizar o processo eleitoral e os partidos políticos. Vão tirar o pão da boca do eleitor para financiar eleição de deputado, de senador, de prefeito, e o que é pior: essa medida não vai acabar com o caixa dois”, alertou o Presidente do PTB. 

Em seu discurso, Roberto Jefferson elogiou o prefeito de Belém, Duciomar Costa, por seu protesto contra a situação da saúde pública no País. O Presidente do PTB elogiou a coragem do prefeito em expor a situação, segundo ele, a mesma que mais de 90% dos municípios brasileiros enfrentam, e disse que Congresso tinha que rediscutir o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O Palácio do Planalto e o Congresso precisam voltar seus olhos e atenções para os problemas enfrentados pelos municípios brasileiros, como na saúde, em que as prefeituras acabam pagando a conta do descaso federal e estadual com o setor. É preciso sim rediscutir não apenas um novo pacto federativo, com a redistribuição dos recursos da União, mas também a funcionalidade do SUS, que está acabando com os hospitais públicos. Nós do Diretório Nacional estamos com os prefeitos, e queremos fazer este debate da reforma tributária. Já pedi pro nosso vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, para organizar um seminário neste sentido, em que instalaremos uma mesa de debate com senadores, deputados, prefeitos, vereadores, secretários estaduais, para podermos extair uma posição fechada do partido sobre este tema de interesse nacional e do PTB. Aqui, no nosso partido, ninguém corre de grito, e ninguém corre de tempestade”, finalizou o Presidente do PTB.

E ainda aproveitando a oportunidade:

O PTB Diversidade Municipal de São Paulo, através desta, informar que frente a decisão da Reunião realizada na data de 25 de maio pela Executiva Nacional do PTB, que aprovou a instalação do PTB DIVERSIDADE NACIONAL, apoiamos André Almada para o cargo do PTB Nacional. Levando em conta sua visibilidade, trabalho e ação junto à comunidade LGBT para todo o Brasil. Pois acreditamos que somente ele poderá agregar ao trabalho do PTB Diversdade nos municípios e estados brasileiros, trazendo luz à assuntos guetificados de forma séria, transparente e sem rótulos.Estamos certo que juntamente com ele, poderemos criar um Brasil mais justo para as questões LGBT de forma séria e sem estereótipos.

Presidente: David Pelegrini
Secretário Geral: Carlos Camargo
Diretoria Jurídica: Ricardo Germano
Diretor de Eventos: Giuliano Santos de Gesus
Diretoria de Comunicação: Hector Souza
Conselheiro: Marcello Afonso Batista

Um comentário:

  1. Muito importante e inovadora essa decisão do PTB Diversidade... isso certamente, representará muitos avanços no Brasil.

    Carlos Camargo

    ResponderExcluir